A testosterona e o crescimento dos cabelos

Um dos pontos que estimula a vaidade, tanto masculina como feminina, são os cabelos. Os cabelos têm um papel importante na composição da nossa imagem e por isso as pessoas se preocupam tanto com o corte, a cor, o penteado e o aspecto do cabelo. Dessa maneira, além de conseguir passar uma boa imagem para as demais pessoas, ainda aumenta a sua autoestima e confiança, se sentindo uma pessoa completa.

Porém, nem todo mundo possui cabelos numa quantidade que lhe agrada, em especial os homens, que sofrem muito com a calvície e queda de cabelos, que fazem de uma cabeleira antes vasta e forte apenas um punhadinho de fios ralos.

O homem e a calvície

Testosterona crescimento cabelo

A calvície mexe com a vaidade masculina, mas também atrapalha psicologicamente, porque muitos se sentem menos viris por causa dessa queda de cabelos. É claro que nem todo homem detesta ser careca, e alguns convivem muito bem com essa imagem, porém, para outros a cabeleira farta é importante, porque nem sempre a figura calva ou careca combina com seu jeito de ser.

É nesse momento, quando os cabelos começam a cair e ficar ralos, que os homens procuram a causa dessa queda e os meios de reverter o problema, promovendo o crescimento do cabelo e a retomada de sua autoestima e confiança.

O que afeta o crescimento e provoca a queda de cabelos

Um dos problemas que afetam o crescimento do cabelo é a queda nas taxas de testosterona masculina, que acontecem com todo homem. Porque assim como as mulheres sofrem as alterações hormonais, os homens também acabam afetados por elas.

A testosterona é o hormônio responsável pelo crescimento dos cabelos e pelos do corpo humano, tanto de homens como de mulheres. Ela é distribuída pelo corpo de maneira desigual, sendo que algumas partes recebem mais estímulo da testosterona e consequentemente possuem mais pelos. Quando a taxa de testosterona responsável pelo crescimento capilar acaba ficando baixa, os cabelos enfraquecem e passam a crescer menos.

Assim, para fazer com que o cabelo pare de cair e volte a crescer, é preciso saber como aumentar a testosterona, a fim de voltar a ter a cabeleira que tanto gosta, ou mesmo diminuir a calvície.

Vamos te ensinar agora alguns truques tanto para estimular o crescimento dos fios como aumentar a testosterona masculina, para que o organismo se equilibre. As medidas não são difíceis e você vai conseguir cumpri-las com um pouquinho de dedicação, confira as dicas.

 

Para estimular o crescimento:

1 – Consuma proteínas – o consumo de proteínas de diversas fontes auxilia no crescimento dos fios, que necessitam desse nutriente para se fortalecerem e crescerem mais rápido de saudáveis.

2 – Cuide da raiz do cabelo – manter raiz saudável evita a queda e protege o fio. Tome cuidado com o condicionador, que não deve ser utilizado na raiz, evite bonés e chapéus que abafam a raiz e mantenha o couro cabeludo sempre higienizado.

3 – Massagear e pentear – massagear e pentear os cabelos vai estimular a circulação sanguínea, levando mais nutrientes para os fios e ainda oxigenando as células, devolvendo a saúde para a raiz do cabelo e couro cabeludo.

 

Para aumentar a testosterona

1 – Mantenha o seu peso – a obesidade interfere na produção de testosterona, assim como estar magro demais também atrapalha. De acordo com sua idade e sua altura, mantenha o seu corpo dentro do peso ideal para que a produção de testosterona se estabilize.

2 – Tenha uma vida saudável e tranquila  maus hábitos como cigarro, bebidas alcoólicas em excesso e noites mal dormidas vão atrapalhar a produção de testosterona. Os altos níveis de estresse também fazem com que o corpo produza menos esse hormônio, e por isso é fundamental adotar hábitos saudáveis e ainda controlar o seu estresse diário.

3 – Exercícios e alimentação – e por fim, para aumentar os níveis de testosterona em seu organismo nada de passar o dia sentado. Pratique atividades físicas para estimular esse hormônio, inclusive a musculação, ideal para esse fim. Porém, apenas de não levar uma vida sedentária você já vai estimular a produção do hormônio. E ainda mantenha uma alimentação equilibrada, diminua o que faz mal e capriche nos alimentos saudáveis para que seu corpo esteja viril, nutrido e condicionado.

Você pode vencer a queda de cabelo, basta lutar com as armas certas.

fontes: www.dimensaofitness.com